Licurgo,
Ao completar 4 anos de sua ausência em nossas vidas e de seu brilho em nossa história, lhe dedicamos este poema de Carlos Drummond de Andrade, que exprime nossos sentimentos... Sua estrela para sempre irá reluzir aqui na terra, entre todos os que amou e todos aqueles que o amaram... Sua arte gira através do mundo, e sua memória para sempre será resguardada através de suas obras, palavras e pensamentos... Tudo o que você plantou, estamos aqui para compartilhar com artistas, com admiradores de sua arte, com todo o planeta. Você foi longe, cruzou os oceanos com seus sonhos! Expôs em Lisboa, Paris, teve sua obra reconhecida em muitos países... Foi enaltecido em nossa terra, aclamado na Bahia, e agora que você pertence ao universo, saiba, que todos nós, amigos, parentes, artistas e admiradores, estamos orando por você! Amigo, fique com Deus!
Débora Aromatis Machado.
27/07/2010
"A UM AUSENTE"
Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.
Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?
Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.
Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste
Carlos Drummond de Andrade
Licurgo Neto era artista plástico e desenvolvia um Centro Cultural em Paquetá, o "Licurgo Artes Visuais". Realizamos um projeto para dar continuidade e transformá-lo em Centro Cultural.Acompanhe seu trabalho através de seu site na internet: www.licurgonetoartistaplastico.com.br e www.licurgonetoplasticartist.com
LICURGO, O ARTISTA JAMAIS MORRERÁ
ResponderExcluirPOIS SE ETERNIZA ATRAVÉS DE SUAS OBRAS;MESMO ASSIM,NÓS, SEUS AMIGOS SENTIMOS CADA VEZ MAIS FORTE SUA AUSÊNCIA FÍSICA, NÃO IMPORTA QUE MTOS ANOS SE PASSEM!!!!
QUE VC ESTEJA EM PAZ, ILUMINADO E FAZENDO MUITAS ARTES COM SEUS GRANDES E ADMIRADOS AMIGOS QUE TAMBEM AÍ SE ENCONTRAM!!!!
SAUDADES ETERNAS....
SUA PRIMA,AMIGA
ZEZÉ.
Tive o privilégio de conhecer o atelier "Varanda das Artes", em visita à Paquetá. Vendo o local, pude perceber que é uma casa especial, harmoniosa, que me trouxe , de imediato, um sentimento positivo, percebendo a dimensão e importância daquele pequeno pedaço do mundo. Senti sim, que alí, não estava faltando nada, pois dava para perceber que Licurgo ainda reina lá, em espirito sim, nem percebendo que os dias passaram... Se pudesse nos ouvir... Diria que estavamos loucos, mostrando mais uma nova obra sua. Pois é, nada mudou, Licurgo continua ali, com sua presença mais fote do que nunca.
ResponderExcluirA obra de Licurgo além de versátil, abraçando tantas vertentes, demonstrava a capacidade criativa, uma mente que fervilhava idéias, que vivia a cada momento realidade de nosso tempo.
Orgulhoso por ter sido convidado por sua prima Zezé para ajudar a manter viva a memória de Licurgo, trabalhamos eu e Débora como webdesigners de seus websites e links diversos pela WEB...
Me deparei, surpreso, ao buscar imagens de Paquetá no guia de buscas Google , apareceu entre tantas imagens de Paquetá a figura de Licurgo Neto... até mesmo o Google sabe que ele é parte integrante do local!
Parabéns a todos nós e a Licurgo também, que com certeza está muito orgulhoso por nossa dedicação, e feliz em ver que ele brilha cada vez mais, aqui na terra e agora no universo!
Convido a todos os visitantes do blog a navegarem em nosso website, onhecendo melhor o universo do artista em www.licurgonetoartistaplastico.com.br e www.licurgonetoplasticartist.com
Um grande abraço
Robson Vianna.